Confira 5 dicas para ter a baia ideal para o seu cavalo

Se preocupar com o bem-estar e segurança dos cavalos se tornou parte da rotina dos criadores e proprietários, já que este fator influência em diversas outras áreas quando se diz respeito a felicidade, performance e até mesmo reprodução dos animais.
Quando falamos em conforto e bem-estar para os equinos, não podemos deixar de falar das baias, pois elas são essenciais para a saúde do animal, pois além de oferecer o conforto adequado para uma ótima recuperação de atividades, ela também protege o cavalo de influências climáticas como sol, chuva e ventos, o que automaticamente oferecerá mais proteção contra doenças relacionadas.
Primeiramente para evitar retrabalhos ou prejuízos, busque contratar um arquiteto especialista no assunto para auxiliar no projeto das instalações e após isso realize em conjunto com o mesmo um levantamento de quais materiais serão utilizados na construção. Busque também encontrar o local ideal para construção, ele deve ser de fácil acesso para funcionários e para os cavalos, também chame mão de obra especializada na construção de baias, a expertise desses profissionais pode agregar e muito no projeto.

Baias para cavalos

Quando decidimos que tipo de baia será construída, temos que levar em consideração diversos fatores, tais como a raça do cavalo, investimento disponível para a construção, tipo de atividade desenvolvida pelo cavalo, layout da baia, materiais que serão utilizados na sua construção, local disponível e mão de obra especializada.
O tamanho das baias deve ter entre 8m² até 20m² de acordo com o porte do animal, garantindo espaço para uma pequena movimentação no local.

Garanta a ventilação no ambiente

O ar precisa circular de maneira uniforme, de maneira com que a temperatura fique constantemente agradável para o animal. Se possível realize a instalação de exaustores ou ventiladores que busquem capturar o ar externo, outro fator importante é a utilização de telhas térmicas, inclusive as translucidas que ajudam muito na luminosidade do local.

Portas

As portas de estábulos possuem 2 tipos de aberturas, a superior e a inferior o que permite que a de cima fique constantemente aberta, auxiliando na ventilação e oferece a oportunidade de o cavalo interagir com o ambiente colocando a cabeça para fora da abertura.

Cochos

No mercado atual existe uma grande tendência para a utilização de cochos automatizados de alumínio, esses produtos realizam a reposição dos alimentos e água, possuem alta durabilidade e oferecem muito mais higiene para os animais. Além de reduzir muito a mão-de-obra para o trato diário.

Pisos

Cuidado com o Piso existem dois tipos, os permeáveis e impermeáveis. O piso ideal deve ser antiderrapante, fácil de limpar, resistente ao peso do animal e que não retenha odores e humidade.

Conforto

O conforto corresponde a saúde do animal, já que é nesse espaço que ele irá passar boa parte do seu tempo relaxando. Leve em consideração desde o cocho, piso até o tamanho da baia para garantir conforto e qualidade de vida ao cavalo.
Ter uma baia de qualidade será um importante fator para a felicidade e saúde do seu cavalo. Se você ama esses animais como nós da TudoVet amamos, sem dúvida você construirá a melhor baia para o bem-estar do seu equino.

Equipe TudoVet